Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta terça-feira

Meta é atingir mais de 3,8 milhões de pessoas no estado até 9 de maio.
Novidade neste ano será a imunização de crianças com até cinco anos.


Com a meta de aplicar 3,8 milhões de doses no Rio Grande do Sul, começa nesta terça-feira (22) a campanha de vacinação contra a gripe em 2014. A mobilização ocorrerá até o dia 9 de maio. Neste ano, o Ministério da Saúde adotou uma novidade para ampliar a população beneficiada: também serão vacinadas cerca de 387 mil crianças com até cinco anos incompletos no estado.
Antes, somente crianças com idade entre seis meses e dois anos recebiam a vacina. O grupo prioritário inclui ainda gestantes, mulheres até 45 dias depois do parto, idosos com mais de 60 anos, pessoas com doenças crônicas, indígenas e profissionais da saúde. 
SÃO BORJA SE PREPARA PARA A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE
A Secretaria Municipal de Saúde está finalizando os preparativos para a campanha anual de vacinação contra a gripe. Na sexta-feira (11/04) a coordenadora do serviço de vacinação da Secretaria, enfermeira Carem Vidal, esteve na 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, em Santo Ângelo, para receber instruções sobre o processo de imunização.
Recém nascidos, a partir de 6 meses até 5 anos incompletos;
Trabalhadores da área da Saúde;
Gestantes;
Puérperas – mães até 45 dias do parto. Para comprovar a data do parto deverá ser apresentado o cartão de vacina do recém nascido, que é recebido ainda na maternidade.
Pacientes portadores de doenças crônicas – pessoas fora dos demais grupos, entre 5 e 59 anos, com enfermidades que recomendem a vacinação, desde que apresentem atestado médico comprovando a situação. A exceção é o grupo de diabéticos, que poderão apresentar somente a receita dos medicamentos que fazem uso continuamente.
Idosos, a partir de 60 anos.
Posteriormente serão vacinadas as pessoas privadas de liberdade e os servidores do presídio municipal. Indígenas também estão no grupo prioritário. Mesmo que São Borja não conte com estas comunidades, indígenas que estejam de passagem pela cidade poderão receber a dose.
O secretário da Saúde, Moacir Auzani, solicita à população que tenha tranquilidade na busca pela vacina, não sendo necessário que o público corra às Unidades de Saúde logo nos primeiros dias. "Há doses suficientes para todos os integrantes dos grupos prioritários. Deve-se evitar tumultos e formação de longas filas", conclui.
A vacina contra a gripe será aplicada em todas as ESFs do município e na Central de Vacinas, anexa ao antigo hospital São Francisco. Ainda estão sendo definidos dias e locais para vacinação no interior. Em todos os locais os idosos terão prioridade de atendimento, com filas especiais se necessário.
No dia 26 de abril, está programado o "Dia D" de vacinação, em que todas as Unidades, a Central de Vacinas e a localidade de Nhu-Porã estarão aplicando a vacina das 8 às 17 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário