Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de abril de 2014

Motoristas estão expostos a risco por causa do trabalho.

Motoristas constituem um grupo profissional que frequentemente está exposto ao trabalho em turnos e noturno. Os trabalhadores em turnos e noturno estão expostos a um risco 40% maior de desenvolver doenças cardiovasculares do que os trabalhadores diurnos.

Entre os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares entre os trabalhadores em turnos e noturno estão: a dessincronização dos ritmos cardíacos, alterações nos horários das refeições, alterações metabólicas, alterações comportamentais nocivas à saúde, estresse e débito de sono.

"Os motoristas têm, por característica, uma jornada extensa de trabalho, o que os leva à privação crônica de sono. Chama a atenção a alta prevalência de vida sedentária, hábitos alimentares inadequados e obesidade, assim como o grande número de fumantes e de hipertensos. Essas características colocam essa população em risco para uma série de patologias cardiovasculares, tais como hipertensão arterial sistêmica, hipercolesterolemia e coronariopatias", afirma a doutoranda Elaine Marqueze, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), que vem estudando a classe de trabalhadores.

O estresse no trabalho dos motoristas pode estar relacionado aos riscos da profissão, com a elevada demanda, horários irregulares e aspectos sociais.

A gestão dos riscos para a segurança e a saúde no trabalho dos motoristas de veículos de transporte pode tornar-se um enorme desafio, porque estes motoristas trabalham sozinhos, longe da sua base, e têm de enfrentar os perigos inerentes ao tráfego rodoviário, para além de muitos outros riscos que têm dificuldade em controlar. Mas as medidas de gestão dos riscos podem ser bem-sucedidas se tiverem em consideração o modo como o sector funciona na prática, bem como as características dos próprios motoristas e a sua forma de trabalhar.

Motoristas Mal Remunerados, Carga de Trabalho Exagerada, Ambiente de Trabalho Estressante, etc...
Tudo isso mais um pouco pode sim se transformar em resultados nada satisfatórios.

UM SIMPLES MAS BEM FEITO TRABALHO DE GESTÃO, CONTORNA TUDO ISSO...

Nenhum comentário:

Postar um comentário